segunda-feira, 9 de abril de 2012

Walt Disney: O Grande Criador

“Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade...“
(Walt Disney)

Walter Elias Disney, nasceu em Chicago, 5 de dezembro de 1901. Walter teve uma infância difícil, seu pai era rigoroso, cresceu acreditando ser filho adotivo. 
Estudava artes aos 16 anos de idade, período da primeira guerra mundial, integrou-se a Cruz Vermelha, onde exerceu a função de motorista de ambulância na França. Ao voltar para casa, fundou junto com o irmão, uma pequena produtora de animações. Em 1923, conhece o produtor Wrinkler que contrata seus serviços pagando 1500 dólares por cada produção.
Nesse período, conhece sua futura esposa Lilian Bonds e trabalha na criação de Alice, uma fantasia onde a atriz convive com personagens animados; e Oswald, o coelho sortudo, que provocou uma alteração no contrato com Wrinkler, que lhe tomou a equipe de desenhistas assim como a autoria dos projetos.
Walter foi um produtor cinematográfico,cineasta,diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e co-fundador da The Walt Disney Company. Tornou-se conhecido, nas décadas de 1920 e 1930, por seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald. Ele também foi o criador do parque temático sediado nos Estados Unidos chamado Disneylândia, além de ser o fundador da corporação de entretenimento, conhecida como a Walt Disney Company.


O primeiro oscar dado a um desenho animado,foi pela série que Walter produziu Silly Symphonies,entre ano de 1929 e 1939.Porém, foi somente com a criação do longa-metragem Branca de Neve e os Sete Anões que Walter pôde construir um novo estúdio e partir para novos projetos mais audaciosos.
Com a chegada da Segunda Guerra Mundial, os Estúdios Disney produziram desenhos animados como forma de levar alegria e elevar o moral dos soldados americanos. Em grandes dificuldades ao término da Guerra, Walt Disney criou o filme Cinderela que foi um sucesso de bilheteria suficiente para salvar a empresa. A partir de 1950, com o primeiro longa com atores : A Ilha do Tesouro, Disney passou a explorar novas alternativas para o desenvolvimento do estúdio. Em 1955 Walt Disney inaugurou o seu maior projeto, em Anaheim, Califórnia: a Disneylândia. Em 1964, produziu Mary Poppins que concorreu em 14 categorias ao Oscar, ganhando cinco dentre elas.
No dia 15 de dezembro de 1966, cerca de um mês antes da inauguração de Walt Disney World, Walter veio a falecer vítima de câncer. Após sua morte, mesmo com a criação da Disneyworld, a empresa passou por enormes dificuldades encontrando seu equilíbrio novamente, somente a partir da administração de Michael Eisner e Robert (Bob) Iger.




Nenhum comentário:

Postar um comentário