sábado, 28 de abril de 2012

ABELHAS

Abelhas por Maggie Taylor


Kamadev, com sua lança de abelhas 






"Se não existisse o homem no planeta, nada mudaria. Faltando as abelhas, sem a polinização, seriam extintas a flora e a fauna, não haveria florestas, lagos e rios. A terra seria um deserto".


Segundo historiadores, o uso das colméias silvestres se deu dez mil anos antes de Cristo, quando se começou a controlar as abelhas. Na pré-história, o alimento ingerido era uma mistura de mel, pólen e cera, pois não se sabia separar suas substâncias, sendo escasso e difícil encontrar um enxame. Somente em 400 a.C. é que começaram a armazenar em potes, sendo que os egípcios foram os primeiros na sua criação. A palavra colméia vem do grego, sino feito de palha trançada-colmo. Algumas civilizações antigas as consideravam sagradas e em alguns países símbolo de riqueza, aparecendo em brasões, moedas coroas.

O estudioso mineiro Gil Barreto afirma que a espécie de abelha é que faz diferença na sua qualidade. As principais que temos no Brasil são a africana, mistura de africanas com européias, e as nativas sem ferrão. A abelha com ferrão veio com os colonizadores, trazidas pelos padres jesuítas por volta do século XIX. O governo brasileiro em 1956 trouxe algumas rainhas africanas de comportamento diferente das nativas, o que resultou na africanização.

Existem dezenas de variedades de mel de abelhas, dependendo da floração e dos terrenos. Variam de cor, aroma e sabor.

Dito isso, passo ao tema e a fatos que são extremamente preocupantes para o futuro da humanidade caso se dê a extinção das abelhas. Basta registrar que na China as crianças estão subindo em árvores para fazer a polinização manual, isto porque não existe mais agente polinizador.

Na Amazônia predominavam as abelhas nativas que diminuíram em muito com a derrubada das florestas. As exóticas (apis) foram trazidas de Portugal pelo Padre Antonio para o Jardim Imperial no Rio de Janeiro em 1939. Em Porto Velho foi introduzido no Parque dos Tanques o seu apiário. Uma colméia com 60 mil abelhas, poliniza 6 milhões de plantas. As abelhas e suas colméias, apesar da nossa legislação rígida, não estão sendo objeto de eficiente fiscalização pelos órgãos governamentais, o que causa grande impacto ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário